sábado, 25 de outubro de 2008

O homossexual homofóbico



Quero falar hoje sobre algo que, a princípio, pode parecer estranha, mas é - infelizmente - muito comum, a homofobia entre os próprios homossexuais.

São gays que não gostam de lésbicas (ou vice-versa), homossexuais que não gostam de transexuais, várias formas de preconceito. Mas o que quero falar é sobre uma das formas de preconceito, o preconceito quanto ao estereótipo.

São meninos e meninas que "não dão pinta" e discriminam os gays "afeminados" e as lésbicas "masculinizadas". São tabus, construídos ao longo do tempo e que, ainda hoje, sobrevivem. Alguns chegam ao cúmulo de argumentar: - "Não é porque ele(a) é gay(lésbica) que tem que deixar de ser homem(mulher)." É o cúmulo. Se eu usar saia e maquiagem, sou mulher, e se usar tênis, calça e cabelo curto, sou homem? Em um casal gay, um tem que ser forte, másculo e ativo e o outro mais delicado e passivo? Entre duas mulheres, a butch é o homem e a femme a mulher? E se for o contrário? E se as duas tiverem o cabelo curto? E se os dois forem "afeminados"? E se for o contrário?

Não suporto essa visão heteronormativa que alguns homossexuais têm de que em um relacionamento um(a) tem que ser o "homem" (ativ@) e outr@ a "mulher" (passiva). Se são duas mulheres, são duas mulheres e pronto! Nenhum homem!

Creio que não adianta criticar os heterossexuais homofóbicos quando se chama o vizinho de bicha e a vizinha de machorra! Vamos, primeiro, combater esse preconceito, para depois pensar em acabar com o preconceito do mundo.

É o que eu penso

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do Blog , mesmo, mesmo!!!
quero teu selinho pra poder colocar lá no meu!!!
agurado san okeoman

a asim já recomendei lá na
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=43470441&tid=5251875328254857345&na=2&nst=22

Marcia Paula disse...

É sim,querida. Você tocou em pontos nevrálgicos. As pessoas têm direito de se expressarem.Beijos.

Unknown disse...

Realmente é uma questão complicada. Os preconceitos entre homossexuais estão cada vez maiores,e a questão não é apenas ligada ao esteriótipo definido pelo sexo, como você mencionou: gay tem que ser "macho" e lésbica ser "feminina". A questão está indo a nível de moda, corpo, enfim: "aparência". No meio gay é cada vez mais visível a repugnância entre aqueles que não estão "na moda". Festas GLS, hoje em dia, são desfiles de máscaras sociais vestidas por seres sem o mínimo de conteúdo. O preconceito não está arraigado em questões de cunho essencialmente moral, tanto que a mídia contribui para isso acontecer. O interessante, a meu ver, é a igualdade mental, onde as pessoas aprendem a respeitar o próximo além de títulos e aparências.