sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Novo mundo?

Nesta semana em que todos comentam o que os estadunidenses decidiram nas urnas, também darei o meu ponto de vista, bem menos otimista.
Obama é um democrata, se diz a favor do casamento gay e é o primeiro negro a presidir os EUA. Eu pergunto: "E daí?"
Lula seria o operário que iria salvar o Brasil.
Yeda seria a mulher que iria salvar o Rio Grande do Sul.
Lula, do PT do mensalão, aliou-se com o PL (atual PR), do Bispo Macedo da Igreja Universal, e fez um governo tão neo-liberal quanto o de FHC.
Yeda, do PSDB de FHC, Alckmin e Serra, de braços dados com a Aracruz Celulose, criminalizou os movimentos sociais, fudeu com a educação e conseguiu piorar a economia de um estado que já ia mal.
Não estou, de maneira alguma, querendo comparar Obama com Yeda ou Lula, mas temo que seu governo não seja assim tão "heróico". Os mesmos eleitores que deram vitória a Obama deram também a vitória à "Proposição 8", negando a milhares de californianos um direito básico de qualquer cidadão, o de casar. Obama está formando a equipe de seu governo. Nela estão entrando democratas do governo Clinton e republicanos, que dispensam comentários.
Espero que a eleição de um Hussein negro signifique a queda de alguns dos velhos preconceitos estadunidenses, mas temo que não passe disso.
É só esperar

2 comentários:

Leo disse...

Finalmente um comentário lúcido em relação a eleição do Obama.
Mas foi um acontecimento simbólico. E só de nos livrarmos do Bush, já é muito motivo pra comemorarmos.

Anônimo disse...

verdade
um comentario lucido sobre a eleiçao